quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Um homem de sorte!

Olá!

Estou a aproveitar (ou não) os últimos dias de férias...
Isto porque andei entretida a trabalhar para um retiro e para a Praxe 2007/2008 que se aproxima na minha faculdade!Dormir já não faz parte das minhas necessidades básicas (ou então a falta de o fazer!)...
Ontem iniciaram-se as matriculas na faculdade e era vê-los todos pintadinhos a gritarem que a sua terra é uma nação...Pobrezinhos...Pensar que já o fiz também.
Mas na minha faculdade Praxe não é sinónimo de humilhação, não se preocupem...É mais de "sacrificios" e mente aberta...
Espero que para estes que agora entram, fiquem momentos como ficaram na memória os meus!

Enquanto de manhã cedo, com os calores típicos de quem veste o traje académico (eles saberão o que digo...), sigo viagem no comboio da ponte, a minha mente viaja durante 20 minutos para saborear o livro que presentemente leio.

Um Homem de Sorte - Michael J. Fox

Para quem, como eu, é um fã do homem/actor - este livro não é mesmo um filme.

Deixo-vos um excerto de uma opinião que encontrei no blog "Paixões e Desejos":

"O nome de Michael J. Fox é conhecido de todos, principalmente devido ao seu grande êxito “Regresso ao Futuro” / “Back to the Future” e também à sua participação na série “Quem Sai aos Seus”.
“Um Homem de Sorte” / “Lucky Man” não é mais um filme seu mas sim um livro escrito na primeira pessoa, em que nos relata a sua vida desde que nasceu até ao sucesso de uma carreira no cinema, que foi “subitamente” interrompida devido à doença de Parkinson Jovem.

A sua narrativa oferece-nos a história de alguém que partiu ainda em adolescente à conquista de um sonho… ser estrela de cinema e quando já estava a desistir e a regressar a casa, devido ao insucesso, descobriu finalmente que a sua estrela brilhava e foi tudo tão rápido, como muitos anos depois os tremores que nasceram no seu dedo, sintoma da doença que nascia. A outra arte deste livro fala-nos do problema clínico de Parkinson Jovem, daí a sua catalogação em Medicina, no entanto a forma viva e pessoal como é narrada a doença, quase como metáfora para apenas citar essa obra de Susan Sontag, permite uma leitura apaixonante, fugindo ao trágico.

Editado em 2002, esta obra apresenta-nos um Michael J. Fox jovem e incisivo nas questões que coloca… e elas tanto são assuntos como a fama de uma estrela e a sua vida atribulada na Meca do Cinema, como a história de um homem famoso em luta contra uma doença, que o tornou igual a todos os outros, mas também diferente porque as suas convicções o transformaram num nome de uma causa. Esse mesmo homem que lutara por um lugar ao sol no firmamento estrelar, trabalhando simultaneamente numa série “Quem Sai aos Seus” e numa película “Regresso ao Futuro”, sobrevivendo então com apenas três horas de sono. A arte de ser famoso nunca foi tão bem descrita como nestas páginas de um humor perfeito, sem qualquer mágoa ou pesar, apenas a passagem de um tempo que lhe ofereceu uma razão para viver no interior do seu núcleo familiar com a maior das intensidades.

Michael J. Fox com “Um Homem de Sorte” oferece ao leitor o mapa da estrada da felicidade, como se de um filme se tratasse… infelizmente a cura da doença de Parkinson ainda está distante, mas a acção de Michael para a resolução do problema tornou-se muito importante e a fama do seu nome, como ele refere, contribuiu no bom sentido, para uma luta mais intensa com o problema."

Rui Luís Lima



Este livro enche-me os olhos e o coração, nem que seja na viagem diária de 40 min de ida e volta no comboio.
Quando, a alguns metros, anunciam a estação do meu destino, fecho o livro.
Tenho quase um ritual de despedida - releio o último parágrafo em que me encontro, como se não quisesse deixar fugir as suas palavras com o comboio que segue a sua viagem e, para que quando o retomar (ao livro, não ao comboio), sentir que não passou tempo algum.
Quando as portas do comboio se abrem finalmente e me deixam sair, saio para a minha vida...Para a realidade...Para a "Sorte".


Deixo-vos (finalmente, dirão alguns), com o primeiro parágrafo deste livro:

"Capítulo Um

O primeiro aviso

Gainesville, Florida-Novembro 1990

Acordei e a mensagem estava na minha mão esquerda. Fez-me tremer. Não era um fax, nem um telegrama, nem um memorando - não era o tipo de missiva que, em geral, nos traz notícias perturbantes. A verdade é que não havia nada na minha mão. A mensagem era o tremor. "


Os dez anos depois de me ter sido diagnosticada a doença foram os dez melhores anos da minha vida. Considero-me um homem de sorte. - Michael J. Fox

Obrigada a ti Jan que, mesmo sem saberes o que significaria, me "ofereceste" este livro (eu devolvo-o!!=)) quando visitei o teu castelo amarelo pela 1ª vez.

P.S.: Não posso acabar o post sem deixar de dizer que a imagem da capa está brilhante. Adoro.

Beijos,

Sara, uma sortuda...

Sem comentários: