segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Romãs


Quando era pequena não achava muita piada às romãs. Achava estranho mastigar as "sementinhas" que têm dentro e tinha que ter sempre cuidado ao comer e não me sujar com nenhuma que saltasse fora da colher ou das mãos porque deixavam nódoa e me dizia sempre a minha tia que eram difíceis de sair. E então para mim a romã não era uma boa fruta, era uma fruta chata.
Mas o que é certo é que agora, que chegou o frio, é-me muito difícil comer fruta diariamente, porque todas as frutas que gosto são frutos de Verão: cerejas, morangos, melancias, pêssegos. E são frutos vermelhos.  Gosto também de maçãs, pêras e bananas, mas no Inverno não me dá vontadinha nenhuma de as comer. E não gosto de comprar fruta para se estragar. Não sei porquê, pareço ter tendência para devorar frutos vermelhos (até nos chás é dos meus sabores preferidos) e então outro dia, numa das páginas de receitas de cozinha que visito para me inspirar nos menus cá de casa, encontrei umas dicas sobre "como descascar  rapidamente romãs", sem sujar as mãos e sem demorar nada. E voltei a lembrar-me da infância, quando essa minha tia F. as descascava à mão, com uma paciência de fazer inveja aos santos e mas dava a comer numa tacinha (depois eu já não achar piada ao cuidado que tinha que ter ao comer já é outra história!). Portanto, definitivamente a romã é uma recordação que sempre associo à tia F..:)

Deixo aqui o vídeo que me chamou a atenção também. Eu uso o primeiro truque. O de martelar com a colher de pau para uma taça. E funciona. Super rápido. E parece-me que este Inverno já sei qual será a fruta de eleição.


Sem comentários: