quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Encaixar!

Ontem foi um dia em cheio.
Num país que não é o meu, numa língua que não é a minha língua-mãe, consegui fazer um curso de socorrismo de 40h, fazer um exame teórico de 30 perguntas (com 1 errada!!primeiro lugar da turma!!) e aprovar no exame prático. Estou orgulhosa de mim, coisa que não estava há muito tempo. Pode soar a falta de modéstia, mas por hoje não quero saber, porque pela primeira vez desde há muito consegui alcançar algo que me propus e fazê-lo pelos meus próprios meios.
Por ter persistido e conseguido. Sei que eram termos da minha área claro, mas há muitas coisas aprendidas de novo.
Os meus apontamentos da aula são metade espanhóis/metade portugueses (o meu pobre cérebro não tinha tempo para ouvir e compreender e ainda passar isso a escrita, então ficava-se pelo ouvir e tentar apanhar tudo!)
Se não conseguisse fazê-lo não haveria problema, podia repetir se quisesse e a formação foi dada pela instituição onde faço o voluntariado agora - a Cruz Roja (tenho que me habituar a chamá-la assim, portanto não há cá nada de Vermelha...:)) e eles fazem mais ao longo do ano, mas queria superar a prova.
Consegui. Cheguei à lista e vi o meu nome e estava "aprobado".
Agora aguardo confirmação para uma ainda mais especializada (era preciso o de socorrismo para chegar a esta!). Desafio maior. Vamos a isso.
Começo a encaixar neste país, onde já posso passear com o novo grupinho de amigos, falar pouco (mas tentar que saia bem!) e já perceber uns 95% das conversas, almoçar fora e perceber a ementa, fazer um taller (tipo workshop) sobre o voluntariado com sem-abrigo e ainda uma reunião semanal para ver os eventos da semana. Tudo em espanhol. Cheguei a casa ainda a pensar em espanhol e já com a cabeça a martelar de cansaço. Tem sido quase sempre assim. Não há descanso maior do que falar em português...do cérebro sentimos que começa a sair aquele fumo tipo-panela-de-pressão e ele relaxa...Mas agora tem que ser assim diariamente. Exercício mental constante.
Mas como digo, é assim que me sinto, a encaixar.



PS. Cheguei a casa às 22h e já nem jantei, directa po descanso do vale dos lençóis! O pior de tudo foi acordar hoje, ver a data e ver que me esqueci dos anos do sr. J...Fiquei mesmo chateada, porque sou das que dá importância às datas...Pequenas coisas. :/

Música do momento a acompanhar o post:



1 comentário:

Edu disse...

Parabéns pelo objectivo alcançado... ou será objetivo? Aqui também já ninguém sabe escrever em português. Anda tudo baralhado das ideias!
Beijinhos